terça-feira, 30 de junho de 2009

MADOFF pega 150 anos de prisão


“Valeu a pena, Sr. Madoff?” pergunta Robert Chew, uma das vítimas da pirâmide de Madoff neste artigo que assina para o Time Mag.

Você sempre soube. Poderia ter parado com isso há anos e salvado milhares de pessoas da família, amigos, aposentados e obras de caridadea da ruina financeira, mas você continuou nas areias movediças de seu crime.

Choramos como crianças quando soubemos de sua fraude há três meses. Você chorou? Naquela noite trememos de medo, quando soubemos que todo o nosso dinheiro havia ido embora. Nossos sonhos foram varridos.

Você trocou 40 anos de boa vida por 15 ou 20 anos de prisão. Você não sabia? Ou sabia e não se importava? Você talvez seja o símbolo da ganância de nosso tempo, à custa de sua vida e de todo o nosso sistema social.

Não é difícil imaginar sua argumentação: “Comecei nisso inocentemente. Vocês foram tão gananciosos quanto eu. Doei muito dinheiro para obras de caridade”.

Não, Sr. Madoff, você levou nosso dinheiro e doou nosso dinheiro para você. No fundo, o resumo de sua vida é fazer aos outros sofrer, como um ladrão mesmo. Aqueles extratos falsos representavam sua vida de falsidade, o seu sonho louco, como um menino que vira Superman ao colocar uma capa. Você nunca cresceu.

Sinto pena de você, Sr. Madoff. Acabou com sua vida e devastou as de milhares. Mas há uma diferença entre nós: estamos ainda no jogo, lutando, reinventando-nos, aprendendo lições duras e talvez mudando para uma vida melhor, se sobrevivermos.

Você, por muito tempo, tem sido um homem morto andando. E você sabia disso. Agora, tudo que tem é uma cela, onde passará o restante de seus dias refletindo. Você está na lista dos maiores criminosos da história. Valeu a pena, Sr. Madoff?

Diga-nos que está arrependido, Sr. Madoff. Será como declarar que você é humano, e não um monstro. A gente pode perdoar, a gente pode ir em frente. Nós ainda temos tempo para esquecer e gozar um dia de primavera, fazer amor, sorrir para nossos filhos sabendo que fizemos o melhor que podíamos. Você, Mr. Madoff, não pode. De certa forma, renascemos, enquanto você morreu.

Valeu mesmo a pena, Sr. Madoff?

http://leiajunto.wordpress.com/2009/03/12/uma-cela-para-madoff/

Nenhum comentário:

Postar um comentário