O Bacharelado em Artes Cênicas foi criado com o propósito de responder à crescente demanda de pessoas, principalmente de jovens, que, de alguma forma, militam no teatro amador.

A atividade central do profissional de Artes Cênicas consiste em criar e interpretar personagens em representações teatrais, cinematográficas, televisivas e, mais raramente, radiofônicas, com o objetivo de entreter e comunicar com públicos.

As suas interpretações podem ser apenas vocais ou corporais (mímica, pantomima e outras), mas incluem, geralmente, estes dois tipos de expressão.

Alguns atores são encenadores e, nessa condição, são responsáveis pela planificação e concepção de espetáculos (sobretudo teatrais), cabendo-lhes determinar o seu estilo e ritmo, através da marcação de movimentos, da direção de atores e figurantes, da implantação de cenas e da supervisão de cenários, vestuário, iluminação e sonoplastia.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O campo de atuação é diversificado: se alguns trabalham apenas em teatro clássico, outros se especializam em representações destinadas ao público infantil, marionetes, espetáculos cômicos ou de animação cultural, por exemplo.

Além de representarem, alguns desenvolvem atividades como a participação em promoções comerciais, direção de arte de filmes e programas televisivos e a atuação em espetáculos musicais onde também cantam e/ou dançam.

CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Língua portuguesa.
Expressão corporal.
Comunicação social.
Artes em geral.