sexta-feira, 20 de novembro de 2009
http://universitarioskariri.blogspot.com/
terça-feira, 15 de setembro de 2009
PEC dos Vereadores deve valer só para 2012, diz Gilmar Mendes
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse que é "extremamente difícil" que a chamada PEC dos Vereadores beneficie os atuais suplentes dos Legislativos municipais. De acordo com o ministro, a tendência é que a criação de cerca de 7 mil vagas tenha efeito apenas a partir de 2012, quando serão realizadas novas eleições municipais.
"Não sei o teor exato desta PEC, mas é extremamente difícil que ela seja aplicada de imediato, convocando os suplentes como se estivéssemos realizando uma eleição a posteriori", afirmou.
Gilmar disse que o Supremo tem restrições a mudanças no processo eleitoral em “sentido amplo”. "Ela certamente terá efeitos, se for aprovada, para a próxima eleição", ponderou o ministro, em entrevista coletiva em São Paulo, durante abertura da Semana Nacional de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A PEC dos Vereadores foi aprovada na semana passada pela Câmara (leia mais). Em linhas gerais, a PEC amplia de 51.748 para 59.791 o número desses cargos no país (diferença de 7.343 – ou 14,1% de ampliação de vagas). A proposta também altera a proporcionalidade de vereadores em relação à quantidade de habitantes em
Aprovada em meio a impasses regimentais por Câmara e Senado em 2008, a PEC 47/08 – também chamada "PEC Paralela dos Vereadores", uma vez que foi extraída de outra – define o limite de gastos para as câmaras municipais, para atender o aumento das vagas de vereador previsto na PEC originária.
Traduzindo em percentuais, sem dependência de fatores econômicos, a PEC estabelece, em suma, limites máximos de gastos entre 2% e 7% (o texto aprovado na Câmara fixava esse limite em 2% E 4,5% – leia aqui e aqui). Atualmente, o percentual varia entre 2% e 8%.
Fonte: http://congressoemfoco.ig.com.br/
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
SINDURCA - ANDES - CONLUTAS: CONVITE
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
E-mail:TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO EST. DO CEARÁ
- De:
- [TCM-CE] Tribunal de Contas dos Munic?os do Estado do Cear?bsp;
- Para:
- anthildegardis@bol.com.br
- Assunto:
- [TCM-CE] Fiscalização 2009
- Data:
- 10/09/2009 19:35
Conselheiro - Presidente do TCM
Lista dos municípios a serem fiscalizados de 10/08 à 14/08:
1) Alto Santo
2) Barbalha
3) Barroquinha
4) Baturité
5) Bela Cruz
6) Camocim
7) Carnaubal
8) Catunda
9) Chorozinho
10) Crateús
11) Farias Brito
12) Guaiúba
13) Ibiapina
14) Itarema
15) Limoeiro do Norte
16) Milhã
17) Nova Olinda
18) Pacatuba
19) Senador Pompeu
20) Ubajara
21) Várzea Alegre
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Minc: “Vamos defender o cerrado, a Amazônia e o reggae”
O discurso certo, feito pela pessoa certa, na hora e no lugar certo. É o que se pode dizer da aparição feita pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante show realizado pela banda de reggae Tribo de Jah no último domingo, no município goiano de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros.
Sempre dançando, Minc fez um discurso em que pediu aos presentes para fecharem os olhos e darem as mãos uns aos outros, celebrando a paz; entoou vivas ao reggae, Bob Marley, Tribo de Jah e Chico Mendes, e aproveitou para defender a descriminalização da maconha.
“Ontem a gente meteu 3 a 1 na Argentina”, disse o ministro antes de completar que, no terreno da descriminalização, os hermanos do Sul estão mais avançados do que nós. “Vamos acabar com a hipocrisia”, bradou, aplaudidíssimo. No vídeo, Minc deixa inscrita outra frase também recebida com palmas, embora menos intensas: “Vamos defender o cerrado, a caatinga, a Amazônia, a mata atlântica e o reggae!” Ele completou: “O reggae é a liberdade”.
Fonte: http://congressoemfoco.ig.com.br/
Câmara volta a aprovar mais vagas para vereadores
Depois de um dia inteiro de intensa movimentação no Congresso, os suplentes de vereador viram na Câmara a aprovação do substitutivo às Propostas de Emenda à Constituição 336/09 e 379/09 – com origem no Senado, as matérias deram consecução ao trâmite da chamada PEC dos Vereadores, que amplia o número de representantes nas câmaras municipais, com previsão de redução de gastos. Há meses mobilizados pela matéria, dezenas de suplentes festejaram a vitória, decretada por 370 votos a 32, com duas abstenções.
Senado aprova PEC dos Vereadores em dois turnos
PEC garante R$ 213 milhões em salários a vereadores
“Chegamos à reta final. Vocês estão de parabéns, serão os novos vereadores do Brasil!”, discursava um dos aspirantes a vereador, rodeado – e aplaudido com entusiasmo – por colegas vindos de vários municípios brasileiros. Mas para que a comemoração seja plena, a matéria ainda precisa ser aprovada em segundo turno na Câmara, após interstício de cinco sessões deliberativas, prazo previsto no regimento interno da Casa.
Em linhas gerais, a PEC amplia de 51.748 para 59.791 o número desses cargos no país (diferença de 7.343 – ou 14,1% de ampliação de vagas). A proposta também altera a proporcionalidade de vereadores em relação à quantidade de habitantes em cada município. Assim, os menores municípios (até 15 mil habitantes) teriam nove e os maiores (até 8 milhões) 55 vereadores.
Aprovada em meio a impasses regimentais por Câmara e Senado em 2008 (leia relação de matérias abaixo), a PEC 47/08 – também chamada "PEC Paralela dos Vereadores", uma vez que foi extraída de outra – define o limite de gastos para as câmaras municipais, para atender o aumento das vagas de vereador previsto na PEC originária. Traduzindo em percentuais, sem dependência de fatores econômicos, a PEC estabelece, em suma, limites máximos de gastos entre 2% e 7% (o texto aprovado na Câmara fixava esse limite em 2% E 4,5% – leia aqui e aqui). Atualmente, o percentual varia entre 2% e 8%.
Também ficam estabelecidas faixas percentuais de despesas às câmaras municipais, observando-se a população do município e tendo como base a arrecadação total no ano anterior: 7% para municípios com população de até 100 mil habitantes; 6% para 101 mil até 300 mil habitantes; 5% para 301 mil até 500 mil habitantes; 4% para 501 mil até 2 milhões de habitantes; 3% para 2.001 milhões até 8 milhões de habitantes; 2% para cidades com mais de 8 milhões de habitantes.
Fonte: http://congressoemfoco.ig.com.br/
Política como sedução
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Emissora de TV anuncia fim do "Big Brother" no Reino Unido
A emissora britânica Channel 4 anunciou o encerramento do programa "Big Brother" no Reino Unido. Com estreia no país em 2000, o reality lucrou mais de 68 bilhões de libras por ano. A 11ª edição, em 2010, marcará o término da atração.
De acordo com a emissora, mesmo com o lucro, o "Big Brother" acumulou sucessivas quedas de audiência nos últimos anos. A medida, segundo o diretor do Channel 4, Kevin Lygo, reflete o "fim natural" da atração. A informação é da Agência Estado.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Convite ao Cidadão: I Seminário Nacional de Controle Social
Frases prontas? Tolerância zero!
O especialista em recolocação profissional e presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, alerta que a utilização de frases de efeito, vazias ou que não demonstram pleno domínio do que querem dizer, podem, ao invés de ajudar, prejudicar o candidato.
Veja alguns exemplos de frases “batidas”, e o que cada uma pode significar para os recrutadores:
“Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderança...”: Alguém que diz ser tantas coisas ao mesmo tempo pode parecer desesperado para obter a vaga. Um candidato que tem tantas habilidades, que sabe fazer tantas coisas, normalmente já está empregado em alguma empresa.
“Estou aqui para aprender”: O aprendizado existe em toda situação de trabalho, mas dizer que se tem pretensão de entrar em uma empresa para aprender soa como se isso fosse um objetivo principal. Empresas contratam e pagam salários para obterem resultados, e não para ensinarem. As instituições que ensinam são escolas e universidades que, por sua vez, cobram por esses ensinamentos.
“Meu principal defeito é ser perfeccionista”: Ser perfeccionista é um defeito que remete a uma qualidade. Dar tal resposta soa como tentativa de ser “espertinho” na entrevista que, com certeza, não vai cair bem.
“Minha empresa anterior não era um bom lugar para se trabalhar”: Colocar defeitos nos últimos lugares onde se trabalhou é um dos piores erros que podem ser cometidos em uma entrevista. Saber que, em uma possibilidade de saída da empresa, o funcionário vai sair falando mal da antiga casa, faz com que o empregador fique com receio de que o candidato repita essa prática no dia em que sair de sua empresa.
Utilizando frases como essas na intenção de causar boa impressão, possivelmente, o candidato terá efeito contrário ao desejado.
Para causar uma boa impressão, Abrileri salienta que o importante é que o candidato alinhe seus interesses com os da empresa contratante, sendo cauteloso com o que diz, e isso significa falar menos do que talvez pretendia. “Estando alinhado com a companhia, provavelmente falará apenas o que é realmente importante e que soará bem para quem contrata”, conclui o executivo.
Meio Ambiente aprova programa para recuperação de nascentes
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 2174/07, do deputado Jurandy Loureiro (PSC-ES), que cria programa para garantir a recuperação de nascentes em áreas degradadas e a preservação das que ainda não foram atingidas pela ação do homem.
De acordo com o programa, chamado "Adote uma Nascente", as nascentes em todo o País poderão ser adotadas por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. A proposta, se aprovada, será regulamentada pelo Poder Executivo.
O relator da matéria na comissão, deputado Germano Bonow (DEM-RS), defendeu a aprovação da medida.
Íntegra da proposta:
- PL-2174/2007
Da Redação/SR
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
sábado, 22 de agosto de 2009
Série C: Quarteto abre as semifinais de olho em título inédito
Campinas, SP, 22 (AFI) - Depois de muita festa após a conquista do acesso no Campeonato Brasileiro da Série C, América-MG, Guaratinguetá, ASA e Icasa voltam aos gramados para seguir brigando pelo título da temporada. O quarteto começa a decidir uma vaga na final neste domingo, com os dois jogos começando às 16 horas.
Seja qual for o campeão, o título será inédito, uma vez que nenhum dos quatro ergueu a taça da Terceirona. Quem mais se aproximou do título foi o América-MG, que conquistou o vice-campeonato em 1990, ano em que o campeão foi o Atlético Goianiense.
As semifinais serão disputadas nos moldes das quartas-de-final, com jogos de ida e volta e gol fora qualificado. Icasa e América-MG têm a vantagem de decidir em casa por terem melhor campanha.
Ordem é repetir às quartas!
No Vale do Paraíba, o Guaratinguetá recebe o América-MG, às 16 horas, no Ninho da Garça, com o objetivo de repetir o feito das quartas-de-final e abrir boa vantagem, de preferência sem sofrer gols dentro de casa. O Tricolor deverá mais uma vez contar com o apoio maciço da torcida.
Já o time americano deverá vir fechado e jogando nos contra-ataques, com o objetivo de surpreender o Guará. Um empate também será bem vindo, sobretudo com gols, para poder decidir a vaga em Belo Horizonte estando em vantagem.
Azarões querem mais!
Depois de assegurar o histórico acesso à Série B, competição em que ASA e Icasa não disputam há 25 anos, a dupla nordestina quer agora o título. Neste domingo, o primeiro embate pela semifinais acontece às 16 horas, em Arapiraca.
Os dois times se conhecem bem, uma vez que fizeram parte do Grupo B na primeira fase e já se enfrentaram duas vezes, com o time alagoano em vantagem. No primeiro jogo, houve empate por 0 a 0, em Juazeiro do Norte. Já no segundo, o ASA ganhou por 2 a 1, em Arapiraca.
Confira os jogos das semifinais da Série C:
Jogos de ida
Domingo
16 horas
ASA x Icasa
Guaratinguetá x América-MG
Jogos de volta
Domingo (30/08)
16 horas
Icasa x ASA
América-MG x Guaratinguetá
Fonte:http://www.futebolinterior.com.br/news.php?
Mascote:Retirado do Site do Club
E o Bob chegou à cruz
Fiquei feliz em saber da conversão do Bob a Cristo antes de sua morte, mas na verdade o cara já tinha um “pé na cozinha” de Deus, afinal cantou e pensou o amor como poucos. Sendo assim, reproduzo alguns pensamentos do jamaicano mais querido e odiado deste mundo. Com carinho aos amigos e leitores reggaeiros:
"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo
que aprendemos a amar...Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e
sim, aprender a amar o que nos foi dado.Pois tudo aquilo que érealmente nosso,
nunca se vai para sempre...
Não ligo que me olhem da cabeça aos pés..porque nunca farão minha cabeça e
nunca chegarão aos meus pés.
Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. Por que amamos
as coisas e usamos as pessoas!
Os homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui. Há
pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar.
Não viva para que a sua presença seja notada,mas para que a sua falta seja
sentida...
A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer
topada.
Quando você acha q sabe todas as perguntas vem a vida e muda todas as
respostas.
Se todos dermos as mãos quem sacara as armas?
Todos caem mas, apenas os fracos continuam no chão...
Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos havera
guerra."
Will
Fonte:http://celebraii.blogspot.com/
Heloísa Helena defende unidade partidária e a construção de um programa para o PSOL em 2010
O 2º Congresso Nacional do PSOL, aberto nesta sexta-feira, 21, em São Paulo, teve como um de seus momentos centrais o discurso da presidenta do partido, Heloísa Helena. Ela relembrou os tempos e razões da fundação do PSOL, afirmando que quando um partido ousa mudar de lado e patrocinar uma traição de classe, as bandeiras da classe trabalhadora não são enterradas. “A nenhum partido é dado o direito de se considerar dono das bandeiras históricas e das lutas da classe trabalhadora. Neste momento, outros militantes pegam as bandeiras caídas, sacodem a poeira e as levantam de novo. O PSOL nasceu, portanto, por uma necessidade histórica”, disse.
Passados cinco anos, a conjuntura segue desafiadora. Na avaliação de Heloísa, o debate sobre a crise não teve tanto impacto na população porque a maior parte do povo brasileiro já vive há muito tempo nessas condições. Ela lembrou a luta das mulheres por condições básicas de saúde, dos sem-teto por moradia, da juventude vítima da violência, da população pobre que vive nas periferias e é aliciada constantemente pelo crime organizado.
Atacou o personalismo, afirmando que não se deve atribuir a ninguém o único elemento depositário das esperanças conjunturais de um processo eleitoral ou das lutas do povo brasileiro. E questionou: “o que estamos fazendo enquanto estrutura partidária para estarmos a altura desta honra emocionante e preciosa que, quando sai uma pesquisa eleitoral, a generosidade do povo brasileiro, sem a mídia, sem uma militância unida, apresenta uma mulher do povo, uma sertaneja, considerada uma louca e uma histérica porque não se acovarda diante da elite política e econômica, com este resultado nas pesquisas?”.
Entrando direto no tema das eleições presidenciais de 2010, Heloísa defendeu que as escolhas dos nomes do partido para um processo eleitoral, qualquer que seja, devem se dar em torno de um programa claro. “Vamos estruturar o programa do partido para disputar o imaginário popular e depois ver quem é a melhor militante ou o melhor militante para representar o PSOL no processo eleitoral de 2010”, declarou.
Heloísa reafirmou a importância da disputa para o Senado em Alagoas, onde a luta de classes é pesada e as engrenagens do poder político, midiático e econômico precisam ser enfrentadas. E rechaçou a idéia de que é preciso convencê-la da tarefa de disputar a Presidência da República.
“Aqui está uma sertaneja que não abre mão da luta, que não corre do pau. Sei das responsabilidades que tenho. Meu nome estará sempre à disposição do meu querido Partido Socialismo e Liberdade. Pra mim foi uma honra representar o PSOL na primeira eleição presidencial e será também uma honra representar na segunda. Mas é muito importante que a gente deixe claro qual é o nível de unidade dentro do partido em relação ao processo eleitoral de 2010 e qual o programa que vamos apresentar o povo brasileiro”, concluiu.
Fonte:http://www.congresso.psol.org.br/
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
O amor cura
http://colunas.g1.com.br/paulocoelho/
Li no jornal sobre uma criança, em Brasília, que foi brutalmente espancada pelos pais. Como resultado, perdeu os movimentos do corpo e ficou sem fala.
Internada no Hospital de Base, ela foi cuidada por uma enfermeira que lhe dizia diariamente: “eu te amo”.
Embora os médicos garantissem que não conseguiria escutá-la, e que seus esforços eram inúteis, a enfermeira continuava a repetir: “Eu te amo, não esqueça”.
Três semanas depois, a criança havia recuperado os movimentos. Quatro semanas depois, voltava a falar e sorrir.
A enfermeira nunca deu entrevistas, e o jornal não publicava seu nome.
Mas fica aqui o registro, para que não esqueçamos nunca: o amor cura.
RAUL SANTOS SEIXAS
"A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal."
"Ninguem tem o direito de me julgar a não ser eu mesmo. Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender."
"Todos os partidos são variantes do absolutismo. Não fundaremos mais partidos; o Estado é o seu estado de espírito."
"Só há amor quando não existe nenhuma autoridade."
"O sonho do careta é a realidade do maluco."
"A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE."
"Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida."
"Quero a certeza dos loucos que brilham. Pois se o louco persistir na sua loucura, acabará sábio."
"Eu não sou louco, é o mundo que não entende minha lucidez."
"Somos prisioneiros da vida e temos que suportá-la até que o último viaduto nos invada pela boca adentro e viaje eternamente em nossos corpos."
"A formiga é pequena, mas elas são um exército quando juntas."
"De que o mel é doce é coisa que eu me nego a afirmar, mas que parece doce eu afirmo plenamente."
"Nunca é tarde demais pra começar tudo de novo."
"Há Homens que nascem póstumos."
"Que capacidade impiedosa essa minha de fingir ser normal o tempo todo."
"Antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu."
Maioria das empresas mente para a sociedade
John Wells, professor e Presidente do IMD, uma das mais importantes escolas de negócios do mundo, sediada na Suíça, afirmou ontem durante palestra realizada no Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), que a maioria absoluta das empresas mente para a sociedade:
“As empresas mentem e muitas fazem isso porque não têm outra alternativa. A estrutura de capitalização das empresas não admite que os executivos sejam sinceros sobre as finanças das companhias, obrigando-os a mentir a maior parte do tempo. Se afirmarem que estão com problemas, como a maioria das empresas está, simplesmente deixam de captar recursos e podem ir à falência”, alertou o professor, que está no Brasil a convite da Associação Brasileira de Recursos Humanos, organizadora do CONARH.
Em palestra a 70 presidentes de grandes empresas na abertura do CONARH, Wells assinalou que o sistema de remuneração de muitas empresas norte-americanas assemelha-se a pirâmides:
“Muitas empresas praticam modelos de remuneração variável, premiando certos desempenhos, que são impossíveis de manter a médio ou longo prazo. A verdade sobre este modelo de remuneração é que todos sabem que não tem como dar certo, mas, quando der errado, muitos dos que se beneficiaram dele estarão longe da companhia”, critica.
Para o Presidente do IMD, apenas algumas poucas empresas se deram conta de que a prática de uma liderança responsável, que pense a longo prazo, tem como benefício último a sobrevivência das empresas:
“Algumas empresas no Estados Unidos, poucas ainda, especialmente no ramo de seguros, estão abrindo suas estratégias ao mercado. Elas querem mostrar suas práticas para a sociedade e obrigar seus concorrentes a fazerem o mesmo. No final das contas, as empresas que se recusarem a mostrar à sociedade como conquistam seus lucros, estarão ocultando essas informações muito provavelmente porque adotam práticas ilegais”, sentenciou.
Fonte:http://www.administradores.com.br/
Consumidor pode registrar queixa contra call center a partir de hoje
A secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, explicou que o serviço não dará qualquer retorno ao consumidor por tratar-se apenas de um termômetro para o governo medir o desempenho dos serviços e a satisfação dos usuários. Dependendo, no entanto, do número de reclamações contra um determinado segmento de call center, elas poderão gerar ações em defesa do consumidor.
O internauta terá que preencher formulário com seu nome, número do CPF e do serviço de call center para o qual ligou. Além do portal do Ministério da Justiça, o link estará disponível nas páginas eletrônicas de instituições como Procons estaduais e municipais e ministérios públicos.
Fonte: Agência Brasil
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
SERÁ QUE ASSIM SEMPRE SERÁ?
ASSIM FOI COLLOR, ASSIM É SARNEY, será que assim sempre será?
A História que vivemos hoje, não é nada diferente da que vivemos há anos atrás, mas e o povo?
O Povo espera que os seus representantes cumpram o seu dever, o seu "papel"!
Só que os políticos só partem nas últimas, com a pressão que vem das ruas, por enquanto tudo ainda é quase silêncio, quase!
Enquanto isso, vamos RELEMBRAR a ERA COLLOR:
"Vamos dar um não à desordem, à bagunça, à baderna, à bandeira vermelha. Vamos dar um sim à bandeira do Brasil, verde, amarela, azul e branca."
- Referindo-se a Lula, no último debate dos presidenciáveis antes do segundo turno, em 14 de dezembro de 1989.
"Não tenho nenhuma outra expectativa a não ser terminar meu mandato, poder andar pelas ruas deste país afora, e que as pessoas digam: 'Lá vai o Collor, ele fez um bom governo'."
- Fonte: Revista Veja, março de 1992
"Minha gente! Não me deixem só! Eu preciso de vocês."
- Em um pronunciamento feito durante o processo de impeachment e em 2006, na campanha para o Senado Federal por Alagoas.
"Depois de tanto tempo, podemos juntos, desabafar" (Collor)
O que será que ele quis dizer com isso???
A TAPIOCA DO SENADO
"Por nove votos a seis, o Conselho de Ética arquivou todas as ações que haviam sido movidas pela oposição contra José Sarney.
Votaram CONTRA o arquivamento os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Eliseu Resende (DEM-MG), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Marisa Serrano (PSDB-MS),Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Jefferson Praia (PDT-AM).
Votaram PELO ARQUIVAMENTO das ações: Wellington Salgado (PMDB-MG), Almeida Lima (PMDB-SE), Gilvan Borges (PMDB-AP), INÁCIO ARRUDA (PCdoB-CE), Gim Argello (PTB-DF), Romeu Tuma (PTB-SP) e os petistas João Pedro (AM), Ideli Salvatti (SC) e Delcídio Amaral (MS)." (Correio Brasiliense)
Só recordando:
Quem lembra daquele refrão, "OH INÁCIO, OH INÁCIO, HOMEM DA LUTA DO POVO..."(?)
Mande o seu recado:
Tel.:(61)3303-5791 / (61)3303-5793
Fax: (61)3303-5798
Correio:
inacioarruda@senador.gov.br
Flávio Arns diz que consultará Justiça para sair do PT
Publicação: 19/08/2009 18:52 Atualização: 19/08/2009 20:12
O senador Flávio Arns (PT-PR) anunciou hoje que pedirá à Justiça Eleitoral para sair do Partido dos Trabalhadores. O senador vai esperar que a Justiça decida se o mandato pertence a ele ou ao partido. "Quero que a Justiça diga que o PT foi infiel ao ideário do partido", disse. O senador disse que ficou envergonhado com a decisão da bancada petista em votar pelo arquivamento das ações que foram movidas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). "Fiquei envergonhado com o que aconteceu. Estamos dando as costas para a sociedade brasileira. Hoje as bandeiras da ética e da Justiça foram rasgadas", disse.
Arns avaliou que o PT decidiu apoiar José Sarney na presidência do Senado unicamente porque está interessado no apoio do PMDB à candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, nas eleições para sucessão do presidente Lula. "Aspectos eleitorais estão se sobrepondo a assuntos como democracia, ética e respeito à sociedade. A ordem dos valores está invertida", disse.
O senador, que já foi filiado ao PSDB, disse que ainda não começou a discutir a possibilidade de se filiar a outras legendas. Se Arns quiser concorrer às próximas eleições, em outubro de 2010, será preciso que ele esteja filiado a uma nova legenda até início de outubro.
Fonte: Correio Brasiliense
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Em carta ao PT, Marina diz que falta de "condições políticas" motivou saída
19/08 - 14:05 - Redação com Agência Estado
A senadora Marina Silva entregou à imprensa, após entrevista na qual anunciou a saída do PT, cópia da carta que enviou à direção do partido. Marina afirmou à direção do PT que deixou o partido porque "faltaram condições políticas para avançar no campo da visão estratégica, ou seja, de fazer a questão ambiental alojar-se no coração do governo e do conjunto das políticas públicas".
Ao presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), a senadora explicou que não deseja mais continuar sua luta ambiental dentro do partido, e, sim, procurar um grupo que assuma "inteira e claramente um novo padrão de desenvolvimento para o Brasil".
"É o momento não mais de continuar fazendo o embate para convencer o partido político do qual fiz parte por quase trinta anos, mas sim o do encontro com os diferentes setores da sociedade dispostos a se assumir, inteira e claramente, como agentes da luta por um Brasil justo e sustentável, a fazer prosperar a mudança de valores e paradigmas que sinalizará um novo padrão de desenvolvimento para o País", afirmou a parlamentar, em um trecho da carta.
De acordo com ela, a desfiliação não foi um processo fácil. "Ao contrário, foi intenso, profundamente marcado pela emoção e pela vinda à tona de cada momento significativo de uma trajetória de quase trinta anos, na qual ajudei a construir o sonho de um Brasil democrático, com justiça e inclusão social, com indubitáveis avanços materializados na eleição do presidente Lula, em 2002".
Leia a carta na íntegra:
"Caro companheiro Ricardo Berzoini,
Tornou-se pública nas últimas semanas, tendo sido objeto de conversa fraterna entre nós, a reflexão política em que me encontro há algum tempo e que passou a exigir de mim definições, diante do convite do Partido Verde para uma construção programática capaz de apresentar ao Brasil um projeto nacional que expresse os conhecimentos, experiências e propostas voltados para um modelo de desenvolvimento em cujo cerne esteja a sustentabilidade ambiental, social e econômica.
O que antes era tratado em pequeno círculo de familiares, amigos e companheiros de trajetória política, foi muito ampliado pelo diálogo com lideranças e militantes do Partido dos Trabalhadores, a cujos argumentos e questionamentos me expus com lealdade e atenção.
Não foi para mim um processo fácil. Ao contrário, foi intenso, profundamente marcado pela emoção e pela vinda à tona de cada momento significativo de uma trajetória de quase trinta anos, na qual ajudei a construir o sonho de um Brasil democrático, com justiça e inclusão social, com indubitáveis avanços materializados na eleição do Presidente Lula, em 2002.
Hoje lhe comunico minha decisão de deixar o Partido dos Trabalhadores. É uma decisão que exigiu de mim coragem para sair daquela que foi até agora a minha casa política e pela qual tenho tanto respeito, mas estou certa de que o faço numa inflexão necessária à coerência com o que acredito ser necessário alcançar como novo patamar de conquistas para os brasileiros e para a humanidade. Tenho certeza de que enfrentarei muitas dificuldades, mas a busca do novo, mesmo quando cercada de cuidados para não desconstituir os avanços a duras penas alcançados, nunca é isenta de riscos.
Tenho a firme convicção de que essa decisão vai ao encontro do pensamento de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, que há muitas décadas apontam objetivamente os equívocos da concepção do desenvolvimento centrada no crescimento material a qualquer custo, com ganhos exacerbados para poucos e resultados perversos para a maioria, ao custo, principalmente para os mais pobres, da destruição de recursos naturais e da qualidade de vida.
Tive a honra de ser ministra do Meio Ambiente do governo Lula e participei de importantes conquistas, das quais poderia citar, a título de exemplo, a queda do desmatamento na Amazônia, a estruturação e fortalecimento do sistema de licenciamento ambiental, a criação de 24 milhões de hectares de unidades de conservação federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Serviço Florestal Brasileiro. Entendo, porém, que faltaram condições políticas para avançar no campo da visão estratégica, ou seja, de fazer a questão ambiental alojar-se no coração do governo e do conjunto das políticas públicas.
É evidente que a resistência a essa mudança de enfoque não é exclusiva de governos. Ela está presente nos partidos políticos em geral e em vários setores da sociedade, que reagem a sair de suas práticas insustentáveis e pressionam as estruturas políticas para mantê-las.
Uma parte das pessoas com quem dialoguei nas últimas semanas perguntou-me por que não continuar fazendo esse embate dentro do PT. E chego à conclusão de que, após 30 anos de luta socioambiental no Brasil - com importantes experiências em curso, que deveriam ganhar escala nacional, provindas de governos locais e estaduais, agências federais, academia, movimentos sociais, empresas, comunidades locais e as organizações não-governamentais - é o momento não mais de continuar fazendo o embate para convencer o partido político do qual fiz parte pro quase trinta anos, mas sim o do encontro com os diferentes setores da sociedade dispostos a se assumir, inteira e claramente, como agentes da luta por um Brasil justo e sustentável, a fazer prosperar a mudança de valores e paradigmas que sinalizará um novo padrão de desenvolvimento para o País. Assim como vem sendo feito pelo próprio Partido dos Trabalhadores, desde sua origem, no que diz respeito à defesa da democracia com participação popular, da justiça social e dos direitos humanos.
Finalmente, agradeço a forma acolhedora e respeitosa com que me ouviu, estendendo a mesma gratidão a todos os militantes e dirigentes com quem dialoguei nesse período, particularmente a Aloizio Mercadante e a meus companheiros da bancada do Senado, que sempre me acolheram em todos esses momentos. E, de modo muito especial, quero me referir aos companheiros do Acre, de quem não me despedi, porque acredito firmemente que temos uma parceria indestrutível, acima de filiações partidárias. Não fiz nenhum movimento para que outros me acompanhassem na saída do PT, respeitando o espaço de exercício da cidadania política de cada militante. Não estou negando os imprescindíveis frutos das searas já plantadas, estou apenas me dispondo a continuar as semeaduras em outras searas.
Que Deus continue abençoando e guardando nossos caminhos
Saudações fraternas
Marina Silva"
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/08/19/
'Agora eu sou candidato a presidente', afirma Ciro
Publicação: 19/08/2009 09:45
"O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) disse ontem que tem uma “divergência de análise” com o presidente Lula sobre a divisão do bloco governista em duas candidaturas à Presidência da República em 2010. Ciro afirmou que prefere disputar com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), a concorrer ao governo de São Paulo, como quer Lula. Agora eu sou candidato a presidente da República”, avisou. Segundo o deputado, como os dois compartilham uma grande “convergência”, adiaram a decisão para setembro.
“O presidente Lula considera que a melhor tática para 2010 é um plebiscito. Consideramos que é ruim. Achamos que a melhor fórmula é o enfrentamento com duas candidaturas”, disse Ciro, após dar uma palestra, na condição de pré-candidato a presidente ao colegiado de reitores da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reunidos na Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). “Uma parte da definição seria essa coisa do domicílio eleitoral (até setembro) que é uma imposição da lei." As informações são do jornal 'O Estado de S. Paulo'."
O que "ele" dirá amanhã só Deus sabe, o certo é que a proposta da Sen. Marina Silva sair candidata à Presidência pelo PV-Partido Verde, deu uma balançada nas estruturas da base Federal, principalmente após resultados da pesquisa que a deixa em condições de concorrer, chegando a sair na frente da Min. Dilma.
O Ciro não é o único que "endoidou" com esse novo cenário.
Confira as melhores empresas para trabalhar no Brasil; 74% estão no Sudeste
Orgulho, camaradagem, imparcialidade, respeito e credibilidade. Esses são os cinco critérios usados pelo Great Place to Work para definir as melhores empresas para trabalhar no Brasil. O resultado da edição de 2009 mostrou que 74% dessas companhias estão na região Sudeste do País.
A região Sul abriga 17% das melhores empresas para trabalhar do Brasil, enquanto o Centro-Oeste abriga 5% e o Norte e Nordeste possuem 2% cada.
Quando dividido por estados, é possível constatar que mais da metade das melhores empresas para trabalhar está em São Paulo (54%). O Rio de Janeiro, com 12% do total, e Minas Gerais, com 8%, estão na sequência.
QUEM SÃO ELAS?
A empresa que liderou o ranking de 2009 foi a Caterpillar Brasil, líder do setor de vendas domésticas e de exportação de equipamentos de terraplenagem. A empresa emprega 4,2 mil profissionais. Confira abaixo a lista das 25 melhores empresas para se trabalhar no Brasil:
Caterpillar Brasil
Chemtech
Kimberly-Clark Brasil
Plascar
Laboratório Sabin
Accor
Pormade Portas
Kaizen
Microsoft
Cisco do Brasil
FedEx
Unimed Missões
Promon
Coelce
Google Brasil
Monsanto
Magazine Luiza
Predicta
Sama
Marelli Móveis
Boehringer Ingelheim
BV Financeira
AstraZeneca
3M
Cultura Inglesa
PERFIL DAS EMPRESAS
Uma avaliação feita por setor mostrou que 48% das melhores empresas para trabalhar atuam em serviços, enquanto 39% estão na indústria, 10% no comércio e 3% no terceiro setor.
As companhias classificadas como as melhores empregam 403.587 funcionários, sendo 57% deles homens.
Na análise da origem do capital das 100 melhores empresas para trabalhar, a maioria é nacional (mais de 55%). Do total, 67 empresas são multinacionais ou têm faturamento acima de R$ 300 milhões.
Família de Sarney faz passeata e lança o "Fica Sarney"
Sabemos que trata-se de uma "montagem", mas veja como o Presidente do Senador escontra-se desgastado ao ponto de não ser mais levado a sério.
Fonte:http://sensacionalista.ig.com.br/
Um milhão e 300 mil parentes de Sarney (1% da família) participaram ontem de uma passeata em Brasília e lançaram o movimento "Fica Sarney", em resposta ao "Fora Sarney". Os familiares levaram faixas e gritavam palavras de desordem. "Parente também é gente! Sarney pra presidente!".,
Todos os manifestantes são funcionários públicos, mas conseguiram seus empregos porque atenderam aos três pré-requisitos: ser parente do Sarney, ser parente do Sarney e ser parente do Sarney.
A quantidade de funcionários- fantasmas foi tamanha que um exorcista foi chamado por pessoas que assistiram à manifestação. Os manifestantes lembraram que Sarney foi o presidente que mais criou empregos no Brasil. Para sua própria família.
CONCURSO - Polícia Rodoviária Federal
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 11 de setembro. O valor da taxa é de R$ 100. Os candidatos irão concorrer a vagas em todo o País, com exceção dos estados de Mato Grosso e P ará. Os policiais terão jornada de 40h em regime de escala de revezamento.
O concurso prevê duas etapas. A primeira constará de prova objetiva e de redação, teste de capacidade física e avaliações psicológicas e de saúde. Na segunda etapa, os aprovados farão o curso de formação.
Mudanças
Pela primeira vez, os candidatos às vagas da PRF farão exames organizados pela Funrio. Outra novidade fica por conta do conteúdo cobrado. Desta vez, serão aplicadas provas com as disciplinas de conhecimentos de Física, noções de Estatística, noções de Geometria Plana, Direção Defensiva e Primeiros Socorros.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
BARBALHA E SUA HISTÓRIA
Estes versos foram produzidos por ocasião da apresentação do projeto Cordel na Praça, na cidade de Barbalha, estado do Ceará. Seu autor é natural da cidade do Barro, advogado e procurador do Banco do Nordeste. No momento, mora em Juazeiro do Norte, é membro da Academia dos Cordelistas do Crato e pertence ao Instituto Cultural do Vale Caririense. Em visita à referida cidade, no dia 22 de dezembro de 2006, em praça pública, Pedro Ernesto Filho, ao meio de uma apresentação artística, entendeu ser esta a melhor forma de saudar aquele povo pacato e assim disse rimando sobre a história daquele município.
Na serra o vento assobia,
no córrego a brisa farfalha,
a cachoeira sussurra,
a cana remexe a palha,
como quem musica o hino
da história de Barbalha.
Seu nome vem da medalha
de quem nela residia,
a primeira moradora
que seu nome não dizia,
seu sobrenome Barbalha
era o que o povo sabia.
Antes ela pertencia
ao município do Crato,
há cento e sessenta anos
ocupou o seu extrato,
por isto o seu povo hoje
se sente feliz e grato.
Saiu do anonimato
do jeito que merecia,
desmembrou-se, ganhou forma,
galgou a democracia,
três – sete – quatro, o projeto
que lhe deu soberania.
Ao Crato a quem pertencia
hoje limita ao poente,
ao norte com Juazeiro,
e com Missão Velha ao nascente,
e ao sul é com Pernambuco
e Jardim, terra decente.
Na serra o vento assobia,
no córrego a brisa farfalha,
a cachoeira sussurra,
a cana remexe a palha,
como quem musica o hino
da história de Barbalha.
Seu nome vem da medalha
de quem nela residia,
a primeira moradora
que seu nome não dizia,
seu sobrenome Barbalha
era o que o povo sabia.
Antes ela pertencia
ao município do Crato,
há cento e sessenta anos
ocupou o seu extrato,
por isto o seu povo hoje
se sente feliz e grato.
Saiu do anonimato
do jeito que merecia,
desmembrou-se, ganhou forma,
galgou a democracia,
três – sete – quatro, o projeto
que lhe deu soberania.
Ao Crato a quem pertencia
hoje limita ao poente,
ao norte com Juazeiro,
e com Missão Velha ao nascente,
e ao sul é com Pernambuco
e Jardim, terra decente.
Leia mais:http://66.228.120.252/cordel/1650274
Icasa-CE goleia o Paysandu e sobe para a Segundona no ano que vem
O Paysandu terá que esperar mais um ano para voltar a sonhar com um retorno à Série B. Quem fez a festa neste domingo, além de América-MG, Guaratinguetá-SP e ASA-AL, que subiram para a Segundona de 2010, foi o Icasa-CE, que goleou o Papão por 6 a 2 no início da noite deste domingo, no estádio Mauro Sampaio, em Juazeiro do Norte, pelas quartas-de-final da Série C do Brasileirão. No jogo de ida, as duas equipes haviam empatado por 1 a 1 no estádio da Curuzu, em Belém. O time cearense, que amargou um rebaixamento em seu estado, na mesma temporada ganha status de time de Segunda Divisão do futebol brasileiro.
Os gols da histórica goleada do Icasa foram marcados por Marciano e Marcus Vinícius (duas vezes cada um), Junio Xuxa e Carlinhos. O Paysandu descontou com Aldivan e Michel.
Com o resultado, o Icasa enfrenta nas semifinais o ASA-AL, que empatou por 32 a 2 com o Rio Branco-AC, neste domingo, na Arena da Floresta. No jogo de ida, em Arapiraca, ambos empataram por 1 a 1.
Fonte:http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/
sábado, 15 de agosto de 2009
O novo modelo de liderança
O verdadeiro líder é aquele que traça a meta e cativa sua equipe para empreender a jornada. Ele alimenta o espírito de vitória da equipe, utilizando a pedagogia do exemplo e investindo nos pontos fortes de seus colaboradores.
O líder estabelece uma causa comum, um sonho coletivo. Na presença de um verdadeiro líder, todos, até mesmo os mais geniais, conseguirão chegar aonde não chegariam sozinhos.
O líder faz com que cada um dê o melhor de si em proveito de todos.
O papel do líder nas dificuldades é conduzir as pessoas a utilizarem todas as suas forças, todo seu entusiasmo, garra e determinação para obter o resultado máximo.
A atividade de um líder e de um gestor não está, e jamais esteve restrita às ações de medir, controlar e supervisionar.
Um verdadeiro líder inspira as pessoas com suas atitudes e trata com muita habilidade os ativos intangíveis da organização, tais como: prazer, satisfação, reconhecimento, autoestima, motivação, inspiração, clima e atmosfera organizacional.
Os verdadeiros gestores e líderes estão conscientes que os resultados só acontecem através das pessoas. Para eles, o capital humano não é apenas um belo discurso, mas a razão de ser da organização.
Seja você este novo líder.
Está na hora de rever conceitos para crescer.
Tome esta atitude.
Carlos Hilsdorf
Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das melhores obras do gênero (VEJA, “Guia de Carreira”, Ed. 1832). Referência nacional em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br
Fonte:http://www.administradores.com.br/
Fora Sarney!
O país assiste estarrecido a mais um escândalo. Agora é o Senado Federal que tem sido palco de maracutaias, atos secretos, apadrinhamento político e todo tipo de desvios e malversação do dinheiro público.
Este escândalo acontece em meio à maior crise econômica das últimas décadas, quando a população está apreensiva quanto ao futuro, às suas condições de trabalho e renda e milhões vivem sob a triste realidade do desemprego.
Defendemos a mais ampla e completa investigação sobre a máfia que tomou conta do Senado. Todos os atos secretos, contratos, nomeações secretas de parentes, terceirizações e outros negócios escusos praticados naquela Casa nos últimos anos precisam ser rigorosamente apurados e os responsáveis punidos.
CPI Já e Fora Sarney!
Fonte: http://www.apoiopopular.org/
O Papel Do Professor No Processo Ensino
O papel do professor no processo ensino - aprendizagem face das continuas e rápidas mudanças advindas no decorrer do séc. XXI.
As informações nos chegam, hoje, rapidamente e o que antes demorava uma década para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia.
Dessa forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão: A paixão faz parte da vida... a vida é uma paixão eterna. Aprender é uma constante e ensinar uma dádiva.
O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento.
A secura e distanciamento entre professor e aluno devem dar lugar a uma relação de carinho e proximidade. Uma proximidade tal que aluno seja levado a querer aprender... A desejar sempre mais e que o educador sinta-se como um elemento de importância fundamental na vida daquele aluno que levará para sempre os ensinamentos adquiridos.
Os docentes devem ser preparados para a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos.
Ocorre que ao ensino médio é exigida formação especifica para ministrar aulas, enquanto para o ensino superior não há tal exigência, fato este que deve ser mudado, uma vez que para transmitir conhecimentos não basta apenas tê-los... mais que isso o educador deve ter a formação necessária para tal.
Existem profissionais extremamente habilitados para militar em suas respectivas áreas e ainda munidos de profundo conhecimento, entretanto limitados quando o assunto é transmitir seus conhecimentos.
Enfim, o professor deve ser um aliado na construção do indivíduo - aluno- e não, simplesmente, um transmissor de disciplinas. O professor deve ainda estar apto as contínuas mudanças de nosso dia a dia.
DEGMAR AUGUSTA DA SILVA
Advogada há mais de dez anos, com vasta experiência e atuação em grandes empresas. Auditora interna ISO 9001/9002, com conhecimento e formação técnica no sistema de Gestão da qualidade. Atualmente se especializando em Docência em Ensino Superior e Gestão Ambiental de Empresas, com enfoque em responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável.
Editora chefe do Informativo Las hermanas, fundadora e membro do Las Hermanas( projeto social).
degtilili@hotmail.com
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
MIGUEL ARRAES - Há 04 Anos do Falecimento
Em 1982, é eleito deputado federal por Pernambuco, com 191.471 votos, um recorde em pleitos proporcionais no Estado. Em 1984, apoiou a candidatura de Tancredo Neves, na escolha indireta para a Presidência da República.
Com mais de 500 mil votos sobre o candidato José Múcio Monteiro, Miguel Arraes obtém, em 1986, o seu segundo mandato de governador de Pernambuco. Cumprindo uma promessa de campanha, volta pela porta da frente do Palácio do Campo das Princesas, em alusão a sua deposição pelos militares, em meio a uma grande festa popular realizada em 15 de março de 1987. Nessa gestão mantém a aproximação com o homem do campo e excluídos de forma geral. Lança programas sociais de impacto, como o “Chapéu de Palha” (consistia na contratação de canavieiros, para trabalhar em pequenas obras públicas, visando amenizar os períodos de entressafra da cana-de-açúcar, quando grande número de trabalhadores fica sem renda), e a “Água na Roça”, que bancava motobombas para irrigação. Nesse período é implantado um grande programa de eletrificação de pequenas propriedades.
Em fevereiro de 1990, sai do PMDB, filiando-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em março, renuncia ao mandato de governador e candidata-se a deputado federal, obtendo 339.197 votos, sendo, proporcionalmente, a maior votação de um deputado no País. Em 1992, assume a presidência nacional do PSB.
Ao vencer no primeiro turno das eleições de 1994, com 54,12% dos votos, Arraes governaria Pernambuco pela terceira vez, tendo assumido o cargo em 1º de janeiro de 1995. Esta gestão seria marcada por denúncias de emissão irregular de precatórios, operação que se constitui na emissão de títulos públicos para pagamento de dívidas judiciais. Respaldado por uma lei estadual, que autorizava o pagamento de salários de funcionários, obras e outros encargos públicos, com os recursos provenientes dos precatórios, o governo emitiu 408 mil títulos e arrecadou R$ 402 milhões.
A operação financeira acabou ficando conhecida como o “escândalo dos precatórios” e influenciou diretamente na disputa para o governo do Estado em 1998, sendo fartamente explorada pela coligação de partidos políticos que apoiava Jarbas Vasconcelos. Arraes sofreria, então, a sua maior derrota político eleitoral, perdendo a eleição com uma diferença superior a um milhão de votos.
Em 2002, é eleito pela terceira vez deputado federal e, em 2003, pela sexta vez consecutiva, é reconduzido à presidência do PSB.
No dia 13 de agosto de 2005, 58 dias após o seu internamento no Hospital Esperança, Miguel Arraes faleceu de choque séptico causado por infecção generalizada.
Encerrava-se um ciclo da política nacional, representado por mais de cinqüenta anos de vida pública, direcionada para a defesa das classes menos favorecidas da população. Era chamado pela massa dos trabalhadores rurais de Pai Arraia. Os camponeses o viam como o “pai dos pobres”, alguém que reconhecia os seus direitos e sabia promover acordos que revertiam na melhoria de vida da população.
Com a morte do homem, fica o mito que entra para a história da política brasileira.
Fonte: Fundação Joaquim Nambuco
Foto:www.bing.com (D.Hélder/M.Arraes)
Pesquisa dá Dilma Rousseff atrás de Marina Silva em dois cenários
"Acho que ela sai", diz Gabeira após conversar com Marina
PT já dá como certa a mudança de Marina para o PV
PSB condiciona candidatura de Ciro à presidência a 'lealdade' ao PT
A primeira dessas tabelas mostra José Serra (PSDB) com 28% das preferências e Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13% e Marina em quinto, com 10%.
Na segunda, sem Heloísa, Marina sobe e empata com Dilma em 14% (Serra lidera com 30% e Ciro fica com 22%). A virada da ex-ministra do Meio Ambiente aparece quando Ciro também é tirado da disputa. Nessa hipótese, Serra sobe para 37% e Marina vence Dilma por 24% a 16%.
E na última hipótese, em que Aécio entra no lugar de Serra e Ciro continua de fora, Marina aparece em primeiro lugar com 27% das intenções de voto, contra 25% do governador mineiro e 19% de Dilma.
A pesquisa, coordenada por Antonio Lavareda, foi feita por telefone entre 22 e 23 de julho - há 20 dias, portanto - e ouviu 2 mil eleitores de todo o País. A "margem de erro máxima para os totais", como define o pesquisador, é de 2,2%. Ele recorre a essa expressão porque, segundo explicou, essa margem "pode ser maior em universos menores dentro da pesquisa".
O próprio Lavareda se diz surpreso com esses resultados. "Eu e a torcida do Flamengo", afirma. O fato de ser feita por telefone, garante, não torna a consulta inferior às realizadas por outros métodos. "Veja que, nas pesquisas em domicílios, muitos moradores de apartamento ficam de fora porque o zelador não deixa entrar". As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/
"A BARBALHA VAI TRRREMER"
Era época de eleição e um Bugre branco entrava na Rua do Vidéo e de longe se ouvia uma voz aguda e estridente, convidando a população, para um dos maiores encontros políticos da época.
O Povo saía às calçadas, pois algo estava pra acontecer, tudo parecia muito nervoso e a voz dizia:
- "A BARBALHA VAI TRRREMER, A BARBALHA VAI TRRREMER, HOJE NO CALÇADÃO DA BARBALHA...LUULA DO PT, LUULA DO PT".
Enquanto isso, duas Senhoras apreensivas, uma dizia:
- Mas que coisa anormal, isso só pode ser coisa desse tal de "Bacalhau"!!!
Nunca vi tanta esteria, valei-me Deus, Vixe Maria,
Parece que tá é passando mal.
E assim se fez a marca registrada do amigo Jorge Luís Fernandes Távora, que mesmo "cutucando o cão com vara curta", não temia os seus adversários políticos, com suas investidas versejadas.
Muita luta, muita determinação e atitude em defesa de suas verdades, verdades essas que há muito estavam "intaladas" na garganta dos humildes.
Na política sabia que o homem do ataque, era antes de tudo, um homem de defesa, que não tem essa de empate, "nós estamos aqui é pra ganhar, pode é chover canivete!!!"
Ontem, dia 12, o Secretário da Juventude e Esporte de Barbalha, o Sr. Jorge Luís entregou verbalmente o cargo ao Executivo Municipal, por se achar "desgastado", causando o entristecimento de muitos desportistas.
Aproveitamos para desejar-lhe sorte na sua "partida" e que sempre "vista a Camisa da Dignidade, aquela comprada com o suor do seu rosto".
Hildegardis Ferreira
ROMÁRIO, "O CAPITÃO AMÉRICA"
Esquadrão aprova retorno de Romário e fala até em convocação para Copa
Nesta quarta-feira Romário resolveu abandonar a aposentadoria e anunciou sua volta aos gramados. Aos 43 anos o baixinho vai vestir a camisa do América, concretizando o sonho do pai Edevair, falecido em maio de 2008. A notícia foi comemorada pelos membros do Esquadrão do Esporte Interativo.
Em enquete realizada no portal, 27% dos internautas vêem com bons olhos o retorno do baixinho aos campos. Já 50% dos participantes, não só aprovaram a iniciativa do atacante, como sonham até com uma possível convocação do atleta para a Copa do Mundo de 2010. Apesar do tom bem-humorado da resposta, o número não deixa de ser expressivo.
No entanto, 23% consideram um erro a decisão de Romário, sob o argumento de que o jogador tetracampeão mundial em 1994 com a Seleção ofusque o brilho da carreira com atuações abaixo da crítica.
Por enquanto, tudo está no campo da especulação. Agora é esperar para ver o que Romário vai ser capaz de realizar com a camisa do América. E você? O que acha do retorno de Romário aos gramados pelo América?
Fonte:http://esporteinterativo.bol.uol.com.br/noticia.aspx?idNoticia=10315
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Censura no Brasil denunciada por Repórteres Sem Fronteiras.
In: Uncategorized 1 Comment
A instuição internacional, segundo o blog À Francesa, de Mário Câmera, emitiu o seguinte comunicado:
“Repórteres sem Fronteiras expressa sua inquietação pela multiplicação dos ataques à liberdade de imprensa, três meses depois da revogação de Lei de Imprensa de 1967. Nas últimas semanas, um jornalista e um meio de comunicação foram forçados ao silêncio após terem divulgado informações envolvendo autoridades públicas.
“Pedimos aos responsáveis da polícia do Pará que levem a sério a situação do jornalista ameaçado de morte e que explorem todas as pistas. Essa investigação não pode ser encerrada com os culpados impunes só porque está relacionada com as autoridades públicas locais. Quanto à decisão da justiça que proíbe O Estado de São Paulo de publicar notícias sobre Fernando Sarney, constitui um ato de censura que lesa a liberdade de expressão. O fato que um familiar de um político eleito consiga que seu nome não seja citado impede a imprensa de o mencionar como personalidade pública. Se trata de um abuso de poder, que esperamos que seja corrigido pela decisão em recurso”.
http://leiajunto.wordpress.com/
CONCURSO - Polícia Federal
Ótima notícia para quem pretende seguir a carreira policial. O Departamento de Polícia Federal abriu dois concursos, um com 400 vagas de Escrivão e outro com 20 0, de Agente. Os cargos são para 40 horas semanais, com dedicação exclusiva, e exige dos candidatos a conclusão de qualquer curso de nível superior. A remuneração inicial é de R$ 7.514,33.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 3 e 18 de agosto. As seleções terão duas etapas. A primeira está dividida nas seguintes fases: prova objetiva, prova discursiva, avaliação psicológica, exame médico e de aptidão física. Para o cargo de Escrivão, haverá também prova prática de digitação. A segunda etapa prevê curso de formação.
Os inscritos nos cargos farão as provas objetivas e discursivas no dia 13 de setembro, em todas as capitais do País.
Dicas para preparação
De acordo com o professor, Gladson Miranda, da Vestco ncursos, como o conteúdo cobrado na prova foi reduzido, o candidato deve se empenhar em fazer simulados. "É preciso que ele resolva várias questões de provas anteriores do Cespe, que é a banca examinadora do concurso", explica.
Gladson também fala da importância de se preparar para a prova física. "Agora, a prova física vale pontos, logo o candidato deve dar atenção a ela", afirma o professor.
Fonte: Vestcon Editora
ENEM - Tire suas dúvidas!
Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) alterou o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro. Em vez das 63 questões de múltipla escolha, a prova passa a ter 180, além da redação.
A metodologia na elaboração e correção da prova também mudou. Heliton Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC que aplica o exame, explicou as principais mudanças. Confira a seguir.
1 - Quanto valerá cada questão da prova do Enem?
Cerca de um quarto da prova será fácil, dois quartos terão grau de dificuldade intermediário e o outro quarto será de questões mais difíceis. O valor de cada questão irá variar de acordo com o seu grau de dificuldade, mas não há ainda definição sobre o número de pontos.
2 - Como são escolhidas as questões que vão entrar na prova?
O Inep compra milhares de questões elaboradas por empresas especializadas e algumas secretarias estaduais de educação. As questões são antes aplicadas para centenas de alunos de toda parte do país. Com base no acerto desses estudantes, o Inep sabe qual questão é mais fácil ou difícil. Elas, então, são colocadas numa escala de proficiência. No caso do Enem, as questões foram pré-testadas com alunos do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e algumas particulares e do primeiro ano de faculdade, especialmente de universidades federais. Alunos do terceiro ano não participam do pré-teste justamente por fazerem parte do público-alvo.
3 - O que é a escala de proficiência?
A escala de proficiência é como se fosse uma régua em centímetros. Cada ponto da escala (ou centímetro, no exemplo da régua) funciona como um indicador do conhecimento da pessoa naquele assunto. Uma pergunta de português, por exemplo, pode avaliar se quem responde sabe estabelecer relações entre imagens, gráficos e um texto. Outra analisará se essa mesma pessoa sabe relacionar causa e conseqüência entre partes do texto.
4 - Quais serão as habilidades e competências avaliadas pelo novo Enem?
A matriz está dividida nas quatro áreas de conhecimento que farão parte do exame: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. O conteúdo será o que é ensinado no ensino médio, com a diferença que será cobrada mais a capacidade de raciocinar do que a "decoreba". Cada questão terá uma habilidade avaliada.
5 - Com base nessa escala, quais serão as notas para cada questão?
Depois de pré-testadas, as questões são colocadas na escala de acordo com o seu grau de dificuldade. Assim como em algumas escolas as notas vão de 0 a 10, no Enem é provável que a escala vá de 200 a 800, com média 500, mas esses valores ainda serão definidos pelo Inep.
6 - Então 800 pode ser a nota máxima?
Não é possível afirmar isso, porque vai depender do desempenho dos candidatos. Alguém poderá tirar uma nota acima disso. Podemos tomar como exemplo, usando ainda a ideia da régua, a altura de uma pessoa. A maior parte da população de uma região mede em geral até 2 metros de altura, mas pode acontecer de um indivíduo ter
2,05 metros. É a mesma coisa com a escala de proficiência.
7 - Como é calculada a nota da prova do novo Enem?
A nota não é baseada na quantidade de questões certas, mas no tipo de questões que o candidato acertou, se foram mais difíceis, por exemplo, ele terá mais pontos. O cálculo é baseado num modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item, em que o item corresponde a uma questão. A teoria relaciona uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta.
8 - Qual é a escala da nota? Como serão apresentadas as notas? Haverá uma nota geral?
Haverá uma nota para cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e uma quinta nota para a redação. Não será dada uma nota geral. Haverá uma descrição do nível do candidato e as habilidades que ele domina. O candidato também conseguirá comparar o seu desempenho com a média da região e do país.
9 - Como o candidato saberá do seu desempenho?
A consulta ao boletim individual de desempenho estará disponível no site do Inep. O candidato também receberá o boletim pelo correio. A previsão é que o resultado da parte objetiva seja divulgado no dia 4 de dezembro e o resultado final, com a redação, saia no dia 8 de janeiro.
10 - O candidato conseguirá calcular a sua própria nota?
Não. É preciso aplicar uma fórmula para chegar à nota em cada uma das provas. Um programa de computador fará o cálculo levando em consideração o padrão de resposta e não somente o número de acertos.
11- É melhor chutar uma resposta qualquer ou deix ar a questão em branco?
Sim, é melhor chutar. Ao marcar uma resposta, o candidato tem mais uma chance de acertar. Então, o Inep recomenda que o candidato não deixe questões em branco. Apesar disso, o chute deve ser moderado. E, para ter mais chances, o candidato deve analisar as alternativas e eliminar as mais improváveis de estarem corretas.
12 - O sistema consegue identificar se o candidato chutou muito? Como isso acontece?
Sim. A nota final não considera o total de acertos, mas o padrão de resposta do candidato. Isto é, o índice de acertos de questões fáceis, médias e difíceis deve ser equilibrado. Estatisticamente, quem erra questões mais simples acertará um número menor de difíceis. Da mesma maneira, aqueles que acertam as mais complexas não erram nas fáceis. Então, quem acertar mais difíceis do que fáceis provavelmente chutou em boa parte da prova. No geral, como a prova vai considerar o padrão de respostas, o aluno que acertar proporcionalmente fáceis e difíceis terá um desempenho melhor do que aquele que acertar mais difíceis do que fáceis. Se o chutador acertar mais difíceis do que fáceis, a nota atribuída à questão certa será inferior à daquele que respondeu certo por dominar o tema.
13 - Questão errada tira ponto?
Não é descontado nenhum ponto se o candidato errar uma questão.
14 - Esse sistema de avaliação, como o novo Enem, é usado em alguma outra prova?
No Brasil, um exemplo de avaliação que usa esse sistema é o Saeb e a Prova Brasil, avaliações federais da educação básica. Exames internacionais, como o Toefl, de proficiência em inglês, e o SAT, usado pelas universidades americanas para selecionar candidatos, também usam essa mesma teoria. Como a teoria permite definir com precisão o grau de dificuldade da prova é possível fazer esse tipo de prova em momentos diferentes e comparar os resultados.
http://www.mundovestibular.com.br/
domingo, 9 de agosto de 2009
A GRIPE SARNEY
Vejamos abaixo o males dessa "gripe" que tanto deixa debilitado o corpo patrimonial do povo brasileiro:
"A versão de Sarney (Estadão.com.br)
"Acusam-me de nepotismo. Essa é a grande acusação que me é feita. Há 55 anos no Congresso, nunca adotei a norma de chamar parentes para a minha assessoria."
As nomeações dos familiares de Sarney que vieram à luz ao longo da crise ocorriam, quase sempre, em gabinetes de aliados e em outras seções do Senado.
NOMEAÇÃO DO NETO, João Fernando Sarney
A SOBRINHA, "Vera Portela Macieira Borges. Realmente, é sobrinha, por afinidade, minha.
A SOBRINHA DO GENRO, "Isabella Murad Cabral Alves dos Santos. Também não é minha parenta.
A PRIMA DO GENRO,"Virgínia Murad Araújo. Também nomeada para o gabinete da Senadora Roseana Sarney.
A CUNHADA,"Shirley Duarte Pinto de Araújo. Também era do gabinete da senadora Roseana Sarney. Sarney não diz, mas Shirley Araújo é sua cunhada, é casada com Ernane Sarney, irmão do parlamentar.
O AFILHADO,"Rodrigo Cruz também não sei quem é. Incluíram como se fosse nomeado por mim" - Rodrigo Cruz é genro do ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia. Casou-se em 10 de junho com a filha de Agaciel, Mayanna. Sarney foi padrinho do casamento.
A FILHA DO AMIGO,"Nathalie Rondeau também não é minha parenta. Não tenho nenhuma ligação de parentesco com ela."
A modelo Nathalie Rondeau é filha do ex-ministro das Minas e Energia Silas Rondeau, seu apadrinhado político. Nathalie foi nomeada para o Conselho Editorial do Senado, presidido pelo próprio.
O IRMÃO, Ivan Sarney é irmão de José Sarney.
O ASSESSOR DO FILHO, é ex-assessor do deputado Zequinha Sarney (PV-MA), filho do presidente do Senado. Também trabalhou para a empresa de Adriano Sarney, neto do senador, que operava crédito consignado na Casa.
O NAMORADO DA NETA, Gravações da Polícia Federal autorizadas pela Justiça revelam conversas em que Sarney recebe pedido do filho Fernando para empregar
Gravações da Polícia Federal autorizadas pela Justiça revelam conversas em que Sarney recebe pedido do filho Fernando para empregar.
O ALIADO DO AMAPÁ,
É político do Estado do Amapá, ligado ao senador. Foi nomeado, dentro do Senado, para uma vaga no Conselho Editorial, responsável pela análise dos livros que são impressos e palco de nomeações secretas. Sarney também preside esse colegiado."
ESSA GRIPE SE ESTENDEU POR TODO O NOSSO PAÍS, ATRAVÉS DOS SEUS ALIADOS, MAS JÁ TEMOS A VACINA DAS PRÓXIMAS URNAS, SÓ DEPENDE DE NÓS. BASTA TER MOTIVO E QUERER!
Hildegardis Ferreira
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
SARNEY: "Tá na Roça, Tá no Paredão...?
O que o Brasil assistiu ontem, foi (entre outras) uma das cenas mais vergonhosa de todos os tempos no Senado Federal.
É lamentável que uma instituição que deveria zelar pela moral, ética e pela construção de caminhos de dignidade para o nosso povo, possa se comportar como se fosse uma "Casa de Fuxicos", de desafetos e de prostituição verbal, levando a TV Senado a ser um Canal impróprio a menor de 18 anos.
O Sen. Tasso Jereissati rebateu o Sen. Renan Calheiros com a mesma irá Talibã que foi atacado, sob o olhar enfurecido e alucinado do Sen. Collor, que num passado não muito distante, tinha os dois (Renan e Tasso) ao seu lado.
Esse Reality Show patrocinado com o dinheiro do povo brasileiro não pode mais continuar, como bem disse o poeta "Os Velhos de Brasília não podem ser eternos...", precisamos dar um basta nessa situação.
Se eles estão na "Roça", no "Paredão", no "Limite" não sei, só sei que "eles" estarão nas próximos urnas, só depende de nós, a ligação é grátis.
Hildegardis Ferreira
Conhecendo a Profissão - Artes Cênicas
O Bacharelado em Artes Cênicas foi criado com o propósito de responder à crescente demanda de pessoas, principalmente de jovens, que, de alguma forma, militam no teatro amador.
A atividade central do profissional de Artes Cênicas consiste em criar e interpretar personagens em representações teatrais, cinematográficas, televisivas e, mais raramente, radiofônicas, com o objetivo de entreter e comunicar com públicos.
As suas interpretações podem ser apenas vocais ou corporais (mímica, pantomima e outras), mas incluem, geralmente, estes dois tipos de expressão.
Alguns atores são encenadores e, nessa condição, são responsáveis pela planificação e concepção de espetáculos (sobretudo teatrais), cabendo-lhes determinar o seu estilo e ritmo, através da marcação de movimentos, da direção de atores e figurantes, da implantação de cenas e da supervisão de cenários, vestuário, iluminação e sonoplastia.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O campo de atuação é diversificado: se alguns trabalham apenas em teatro clássico, outros se especializam em representações destinadas ao público infantil, marionetes, espetáculos cômicos ou de animação cultural, por exemplo.
Além de representarem, alguns desenvolvem atividades como a participação em promoções comerciais, direção de arte de filmes e programas televisivos e a atuação em espetáculos musicais onde também cantam e/ou dançam.
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS
Língua portuguesa.
Expressão corporal.
Comunicação social.
Artes em geral.
[TCM-CE] Fiscalização 2009
Conselheiro - Presidente do TCM
Lista dos municípios a serem fiscalizados de 10/08 à 14/08:
1) Aracati
2) Barreira
3) Canindé
4) Caucaia
5) Chaval
6) Fortim
7) Granja
8) Icó
9) Ipú
10) Itapipoca
11) Jijoca de Jericoacoara
12) Juazeiro do Norte
13) Mombaça
14) Orós
15) Pacujá
16) Paramoti
17) Tejuçuoca"
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
BARBALHA - Dados para Pesquisas II
Data da Criação | 17/08/1846 |
Instalação | 17/08/1846 |
Variação Toponímica | Freguesia do Santo Antônio de Barbalha |
Origem Territorial | Crato |
Arquitetura Antiga | Engenho Tupinambá, Casarão Hotel, Casa de Câmara, Cadeia Pública. |
História | Suas origens remontam ao início do Século XVIII, quando por doação e em favor do patrimônio religioso no qual deveria ser edificada a primitiva capela, o Capitão Francisco Magalhães Barreto de Sá e sua mulher, D. Maria Polucena de Lima, destinam o lote de terras correspondente. |
Evolução Política | Reduto de origens feudais, cresceu e se tornou povoado, sua evolução política ocorreu da seguinte maneira: |
Igreja | A edificação da primitiva capela, em terreno doado e localizado conforme antes foi dito, teve como precedente formal requerimento do qual foi signatário o próprio Capitão Sá Barreto e até como destinatário o Padre Visitador Manuel Antônio da Rocha. Apreciado o documento e justificada socialmente a sua procedência, houve como resposta o deferimento do qual se geraria a Provisão, datada de 16 de junho de 1778 e firmado por D. Diogo de Jesus Jardim, donde provém o suscitado objeto, nele constando como padroeiro o casamenteiro Santo Antônio. Firmado o consenso de religiosidade, veio em termos de complemento básico a criação da Freguesia, ainda subordinada à Paróquia de Missão Velha. O seu paroquiato, desvinculando-a da subordinação anterior, provém do Decreto Imperial de 23 de julho de 1862, tendo como assistente eclesial o padre Castro e Silva, em permuta com o seu colega Francisco da Costa Nogueira. No cabide das sucessões, veio em primeiro turno o padre Manuel Lemos de Aquino, seguido do padre Manuel Roberto Sobreira, empossado a 22 de maio de 1859 em cuja administração edificou-se a Igreja-Matriz dedicada à Nossa Senhora do Rosário. |
Padroeiro | Santo Antônio. |
Dia | 13 de junho Fonte: www.municipios-ce.com.br/ |