quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Frases prontas? Tolerância zero!

Falar que o seu maior defeito é ser perfeccionista ou que você é o melhor profissional que alguma empresa pode contratar no momento da entrevista, além de clichê, pode ser um fator eliminatório e tirar você da seleção do emprego tão almejado.

O especialista em recolocação profissional e presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, alerta que a utilização de frases de efeito, vazias ou que não demonstram pleno domínio do que querem dizer, podem, ao invés de ajudar, prejudicar o candidato.

Veja alguns exemplos de frases “batidas”, e o que cada uma pode significar para os recrutadores:

“Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderança...”: Alguém que diz ser tantas coisas ao mesmo tempo pode parecer desesperado para obter a vaga. Um candidato que tem tantas habilidades, que sabe fazer tantas coisas, normalmente já está empregado em alguma empresa.

“Estou aqui para aprender”: O aprendizado existe em toda situação de trabalho, mas dizer que se tem pretensão de entrar em uma empresa para aprender soa como se isso fosse um objetivo principal. Empresas contratam e pagam salários para obterem resultados, e não para ensinarem. As instituições que ensinam são escolas e universidades que, por sua vez, cobram por esses ensinamentos.

“Meu principal defeito é ser perfeccionista”: Ser perfeccionista é um defeito que remete a uma qualidade. Dar tal resposta soa como tentativa de ser “espertinho” na entrevista que, com certeza, não vai cair bem.

“Minha empresa anterior não era um bom lugar para se trabalhar”: Colocar defeitos nos últimos lugares onde se trabalhou é um dos piores erros que podem ser cometidos em uma entrevista. Saber que, em uma possibilidade de saída da empresa, o funcionário vai sair falando mal da antiga casa, faz com que o empregador fique com receio de que o candidato repita essa prática no dia em que sair de sua empresa.

Utilizando frases como essas na intenção de causar boa impressão, possivelmente, o candidato terá efeito contrário ao desejado.

Para causar uma boa impressão, Abrileri salienta que o importante é que o candidato alinhe seus interesses com os da empresa contratante, sendo cauteloso com o que diz, e isso significa falar menos do que talvez pretendia. “Estando alinhado com a companhia, provavelmente falará apenas o que é realmente importante e que soará bem para quem contrata”, conclui o executivo.

Por Raphael Carvalho - www.administradores.com.br

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