Por Nuria Sampietro - e-Press Comunicação
John Wells, professor e Presidente do IMD, uma das mais importantes escolas de negócios do mundo, sediada na Suíça, afirmou ontem durante palestra realizada no Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), que a maioria absoluta das empresas mente para a sociedade:
“As empresas mentem e muitas fazem isso porque não têm outra alternativa. A estrutura de capitalização das empresas não admite que os executivos sejam sinceros sobre as finanças das companhias, obrigando-os a mentir a maior parte do tempo. Se afirmarem que estão com problemas, como a maioria das empresas está, simplesmente deixam de captar recursos e podem ir à falência”, alertou o professor, que está no Brasil a convite da Associação Brasileira de Recursos Humanos, organizadora do CONARH.
Em palestra a 70 presidentes de grandes empresas na abertura do CONARH, Wells assinalou que o sistema de remuneração de muitas empresas norte-americanas assemelha-se a pirâmides:
“Muitas empresas praticam modelos de remuneração variável, premiando certos desempenhos, que são impossíveis de manter a médio ou longo prazo. A verdade sobre este modelo de remuneração é que todos sabem que não tem como dar certo, mas, quando der errado, muitos dos que se beneficiaram dele estarão longe da companhia”, critica.
Para o Presidente do IMD, apenas algumas poucas empresas se deram conta de que a prática de uma liderança responsável, que pense a longo prazo, tem como benefício último a sobrevivência das empresas:
“Algumas empresas no Estados Unidos, poucas ainda, especialmente no ramo de seguros, estão abrindo suas estratégias ao mercado. Elas querem mostrar suas práticas para a sociedade e obrigar seus concorrentes a fazerem o mesmo. No final das contas, as empresas que se recusarem a mostrar à sociedade como conquistam seus lucros, estarão ocultando essas informações muito provavelmente porque adotam práticas ilegais”, sentenciou.
Fonte:http://www.administradores.com.br/
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário