quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sarney, um político Pai D'égua ?

Pai D'égua é uma expressão do norte brasileiro, que se "anordestinou" com o significado de um homem arretado, um homem de fibra e que não mede esforço para resolver o que lhe é solicitado, sempre prestativo e "mão aberta".
Quando ele passa é sempre reverenciado, se for caminhando, não demora aparece uma carona, se for ao banco não pega fila e ninguém reclama, tudo isso e muito mais, pela maneira de sempre se dispor aos que a ele recorrem.
Uma das grandes marcas que chega a levar um homem ao poder político interiorano, é ele ser reconhecido, principalmente pelos humildes, como sendo um Homem Pai D'égua.
Pois bem, os noticiários estão todo dia falando da postura do Senador Sarney, não só como presidente da Casa, mais também pela maneira de amparar os familiares (dele) com cargos e outras providências, que deixa qualquer brasileiro indignado, principalmente aqueles que aprenderam e cultivavam o valor que tinha um "fio de bigode".

Vejamos o que diz o Congresso em Foco de hoje:

"Diálogo entre Sarney e seu filho
Fernando Sarney - Pedi pro Agaciel segurar com ele. Agaciel está com os currículos (de um neto de Sarney e do namorado da neta, para vaga no Senado).
José Sarney - Tá bom. Então vou falar com ele.
Fernando Sarney - É só isso aí. É isso que eu queria. Que tu desse uma palavrinha com ele (Agaciel). Ele já tá sabendo, tá? Eu já... Se tu der resolve."

Quantos são aqueles que estavam na fila na esperança de uma vaga?

"Em conversa com o filho, alvo da investigação, Sarney caiu na interceptação. Segundo a gravação, o senador se compromete a falar com Agaciel para sacramentar a nomeação. O namorado da neta foi nomeado oito dias depois, por ato secreto.
Segundo a PF, a mobilização da família começa na tarde de 30 de março de 2008, quando a neta do senador liga para o pai, indagando se não dava "pro Henrique (seu namorado) entrar na vaga". Bernardo Brandão Cavalcanti Gomes, irmão de Bia por parte de mãe, acabara de pedir demissão do Senado, onde estava desde 2003. "Podemos trabalhar isso, sim", respondeu Fernando à filha.
Já na primeira conversa, Fernando demonstra conhecer o caminho para efetivar a nomeação. "Amanhã de manhã cedo tu tem que me ligar, pra eu falar com Agaciel", diz. Referia-se a Agaciel Maia, o então todo-poderoso diretor-geral do Senado, alçado ao posto em 1995 pelas mãos de José Sarney, em sua primeira passagem pela presidência da Casa."

E o que acabamos de ler, é "café pequeno"!!! Vamos lá...

"Fernando agradece ao pai por TV
No telefonema ao filho Fernando, para tratar da nomeação do namorado da neta no Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP) aproveita para dar uma boa notícia ao primogênito, encarregado de tocar os negócios da família. O senador diz a Fernando que tinha acabado de ser assinada, no Ministério das Comunicações, a outorga de mais uma repetidora da TV Mirante, a rede de televisão dos Sarney no Maranhão.
"Ontem foi assinado o negócio da TV de Estreito, a repetidora", diz Sarney. Fernando primeiro comemora. "Beleza, ótimo! Isso é uma boa notícia", diz o empresário. E, logo depois, agradece. "Ótima notícia, tá, paizão, obrigado."

"SEJA UM FISCAL DO SARNEY", essa era a chamada do Presidente Sarney aos "brasileiros e brasileiras" para evitar o abuso de preços no seu governo caótico e o povo acreditou!!!

Enquanto a Justiça não julga, não podemos condená-lo, o mínimo que poderemos fazer é esperar as próximas eleições e dar um basta nesses políticos que ferem a moral, a decência e a vontade acertar do nosso povo e que se acham eternos.
E não esqueça, SEJA UM FISCAL DE SARNEY e de seus apadrinhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário